Cálculo Estruturas Madeira segundo Eurocódigo 5 (EN 1995-1:2014)

Sinopse
Os Eurocódigos de apoio ao cálculo estrutural, tal como um conjunto de regulamentação Europeia de apoio, apresentam um domínio vasto de assuntos, complexos e exigentes, tendo Portugal, como membro da União Europeia, adotado para o dimensionamento de estruturas. Competência de saída Os formandos ficarão com competências para distinguir, compreender e conceber estruturas de madeira bem como sugerir diversas aplicações que a madeira e seus derivados poderão ter, na construção civil em geral, mas também, em particular, na reabilitação de estruturas. Seguindo exemplos predefinidos (apresentados e discutidos) com base no estabelecido na normalização Europeia (Eurocódigo 5), os formandos ficarão também com competências para proceder ao dimensionamento de casos práticos e aplicar regras práticas para avaliar a capacidade portante de elementos estruturais existentes no âmbito da reabilitação.
Destinatários
Membros e não membros. Técnicos que trabalhem no âmbito da construção.
Conteúdos programáticos
  • A madeira, normalização de suporte e aspetos construtivos
Generalidades sobre construções de madeira – identificação de diferentes espécies; EN 338 (resinosas e folhosas); EN 518 (classificação visual); EN 384 (ensaios destrutivos); Requisitos (EN 14080); EN 519 (ensaios não destrutivos); EN NP 4305 (pinho nacional); EN 1994 (lamelados colados simples e compostos); Escadas em Madeira; Elementos de Fecho: Comportamento Térmico; Comportamento Acústico (sons aéreos); Pavimentos: Comportamento Acústico (sons de precursão) – casos práticos.
  • Cálculo de estruturas
Estruturas de Madeira Lamelada Colada: Processo de fabrico; Exemplos de aplicação; Aspectos regulamentares; Eurocódigo 5: Estados limite serviço | utilização: Deformação e vibração (casos práticos ELS); Estados limite últimos: Flexão, corte, tração (casos práticos de dimensionamento estrutural ELU).
  • Pormenores construtivos. Ligações – cálculo. Derivados da madeira – cálculo
Ligações: Disposições regulamentares; Ligações pregadas; Ligações aparafusadas; Ligações com chapas e anéis denteados; Ligações coladas; Resolução de problemas de dimensionamento. Reabilitação. Cofragens (casos práticos). Ação do fogo: disposições regulamentares; método de cálculo: dimensionamento (casos práticos); tratamento e preservação da madeira: apresentações de casos em reabilitação de estruturas em madeira.
Observações
Idioma: Português

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt