Iniciação à Construção Sustentável

Sinopse
O setor da construção é dos mais impactantes no meio ambiente do nosso planeta. Contribui para o consumo de recurso naturais de forma exagerada levando ao uso desmesurado de água, matérias-primas e energia, não só no processo construtivo, mas também durante a utilização do edifício. O setor tem-se deparado com a construção exponencial de novos edifícios e com a necessidade premente de reabilitar os existentes. Contudo, este processo tem sido alvo de melhorias de forma a garantir uma construção e reabilitação eficiente do ponto de vista ambiental, económico e social. O desafio é grande, atual e prioritário no combate as alterações climáticas. Competência de saída Compreender os conceitos: sustentabilidade em edifícios e soluções construtivas e compreender o impacto do projeto no desempenho de um edifício.
Destinatários
Membros e não membros. Profissionais do setor da indústria e construção e reabilitação sustentável que pretendam iniciar a sua aprendizagem neste tema: Engenheiros e arquitetos (não seniores) com funções relacionadas com a sustentabilidade dos edifícios, estudantes e recém licenciados com ambições profissionais na área de sustentabilidade, etc.
Conteúdos programáticos
Módulo 1 Sessão 1 – A evolução do sector da construção sustentável Sessão 2 – Dimensões da sustentabilidade nos edifícios (Social, Económica e Ambiental) Módulo 2  Sessão 3 – Importância do desenho Sessão 4 – O impacto do projeto térmica Sessão 5 –  As energias renováveis e ventilação Sessão 6 – Qualidade do ar interior e iluminação Módulo 3 Sessão 7 – Materiais e soluções sustentáveis – I Sessão 8  – Materiais e soluções sustentáveis – II Módulo 4 Sessão 9 –  Declarações ambientais de produto  e Avaliação do Ciclo de Vida (DAP e ACV)
Observações
Idioma: Português

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt