Manipulação de imagens de satélite para avaliação de desastres naturais

Sinopse
A Deteção Remota é uma ciência que se dedica à aquisição de informação sobre um objeto ou fenómeno terrestre sem existir contacto físico com o local de estudo e observação no local. As técnicas de Deteção Remota são aplicadas especialmente para adquirir informações sobre a superfície do planeta (terra e mar) e também atmosfera. Atualmente a Deteção Remota é usada em vários domínios relacionados com as ciências da Terra, incluindo a Meteorologia, Geografia, Mapeamento, Hidrologia, Ecologia, Oceanografia, Geologia, Glaciologia, entre muitos outros. As aplicações são vastas e abrangentes, estendendo-se a domínios militares e de serviços de informação, aplicações comerciais e económicas, de planeamento rural e urbano, até às missões humanitárias de âmbito local, regional, nacional e global.
Destinatários
A formação é destinada a todas as pessoas que tenham reduzida ou nenhuma experiência em Detecção Remota. A formação destina-se a todos os profissionais e estudantes que necessitem de alguma forma de fazer uso da informação proveniente de plataformas espaciais para aplicação nos seus processos de trabalho (Engenharia, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitectura, entre outros).
Formador/a
Nelson Pires, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Conteúdos programáticos
Módulo I – Fundamentos teórico/práticos de Deteção Remota – Princípios físicos da Deteção Remota – Sensores, Satélites e Missões – O programa Copernicus – Produtos disponíveis e software de processamento/análise Módulo II – Mapeamento de áreas ardidas com Sentinel-2  – Identificação, processamento e análise de produtos MSI Sentinel-2 – Análise pré e pós ocorrência de um evento de incêndio florestal – Estudo da área ardida e classificação por severidade Módulo III – Mapeamento de zonas inundadas com Sentinel-1 – Identificação, processamento e análise de produtos GRD Sentinel-1 – Análise de informação pré e pós ocorrência de um episódio de cheia – Estudo das zonas inundadas e impacto nas áreas urbanas Módulo IV – Mapeamento de ilhas de calor urbano com Sentinel-3 – Identificação, processamento e análise de produtos SLSTR Sentinel-3 – Análise pré e pós ocorrência de formação de ilha de calor urbano – Estudo da área sobreaquecida e classificação por intensidade
Observações
Idioma: Português  
Brevemente
Dúvidas?
Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt