Manipulação de imagens de satélite para avaliação de desastres naturais

Sinopse
A Deteção Remota é uma ciência que se dedica à aquisição de informação sobre um objeto ou fenómeno terrestre sem existir contacto físico com o local de estudo e observação no local. As técnicas de Deteção Remota são aplicadas especialmente para adquirir informações sobre a superfície do planeta (terra e mar) e também atmosfera. Atualmente a Deteção Remota é usada em vários domínios relacionados com as ciências da Terra, incluindo a Meteorologia, Geografia, Mapeamento, Hidrologia, Ecologia, Oceanografia, Geologia, Glaciologia, entre muitos outros. As aplicações são vastas e abrangentes, estendendo-se a domínios militares e de serviços de informação, aplicações comerciais e económicas, de planeamento rural e urbano, até às missões humanitárias de âmbito local, regional, nacional e global. Competência de saída No final da formação, os formandos deverão ter adquirido competências básicas de manipulação e análise de informação espacial. Deverão conseguir pesquisar os produtos necessários para efetuarem processamento e análise em software específico. Deverão ainda ter adquirido competências de interpretação e análise de fenómenos de eventos naturais extremos.
Destinatários
A formação é destinada a todas as pessoas que tenham reduzida ou nenhuma experiência em Detecção Remota. A formação destina-se a todos os profissionais e estudantes que necessitem de alguma forma de fazer uso da informação proveniente de plataformas espaciais para aplicação nos seus processos de trabalho (Engenharia, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitectura, entre outros).
Conteúdos programáticos
Módulo I – Fundamentos teórico/práticos de Deteção Remota – Princípios físicos da Deteção Remota – Sensores, Satélites e Missões – O programa Copernicus – Produtos disponíveis e software de processamento/análise Módulo II – Mapeamento de áreas ardidas com Sentinel-2  – Identificação, processamento e análise de produtos MSI Sentinel-2 – Análise pré e pós ocorrência de um evento de incêndio florestal – Estudo da área ardida e classificação por severidade Módulo III – Mapeamento de zonas inundadas com Sentinel-1 – Identificação, processamento e análise de produtos GRD Sentinel-1 – Análise de informação pré e pós ocorrência de um episódio de cheia – Estudo das zonas inundadas e impacto nas áreas urbanas   Módulo IV – Mapeamento de ilhas de calor urbano com Sentinel-3 – Identificação, processamento e análise de produtos SLSTR Sentinel-3 – Análise pré e pós ocorrência de formação de ilha de calor urbano – Estudo da área sobreaquecida e classificação por intensidade
Observações
Idioma: Português

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt