QGIS-Iniciação

Sinopse
Com centenas de milhares de utilizadores em todo o mundo, o software QGIS é hoje uma importante ferramenta para a criação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Graças ao facto de ser um projeto open-source impulsionado por utilizadores e programadores voluntários, o QGIS disponibiliza atualmente um leque variado de funções dedicadas à análise geoespacial, tais como opções de visualização, gestão, edição, análise e publicação de mapas de qualidade. Devido a todas estas razões, o QGIS é hoje uma poderosa ferramenta para o tratamento de todo o tipo de informação georreferenciada, destacando-se ainda pelo facto de não possuir qualquer tipo de licenciamento comercial, possibilitando assim uma utililização livre e sem restrições, tanto em ambiente de trabalho científico como empresarial.
Destinatários
A formação é destinada a todas as pessoas que tenham reduzida experiência com Sistemas de Informação Geográfica e o software QGIS. A sesão destina-se a profissionais ou estudantes que necessitem de alguma forma de fazer uso da informação georreferenciada no seu trabalho (Engenharia, Geografia, Geologia, Biologia, Arquitetura, entre outros).
Formador/a
Nelson Pires Licenciado em Física Aplicada – ramo Óptica pela Universidade do Minho e em Ciências de Engenharia – perfil Engenharia Geográfica, Mestre e Doutorado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É actualmente professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, assegurando a docência em várias disciplinas da Licenciatura em Engenharia Geoespacial, Mestrado em Engenharia Geográfica e Mestrado em Deteção Remota. Ao longo do seu percurso profissional tem vindo a desenvolver trabalho em vários domínios da Detecção Remota e análise geoespacial. Apoiante da filosofia e de soluções open-source há vários anos, todo o seu trabalho é desenvolvido usando ferramentas de código aberto, onde a linguagem Python faz parte integrante dos seus processos e rotinas de trabalho. Autor e co-autor de várias comunicações e de artigos científicos de âmbito nacional e internacional.
Conteúdos programáticos
Módulo I (2h) – Introdução às Tecnologias Geoespaciais – Modelos de dados geoespaciais – Visualização de informação geoespacial no QGIS – Disponibilização de informação geoespacial para Portugal Módulo II (2h) – Técnicas básicas de análise geoespacial – Exploração de modelos de dados, estruturas e atributos – Sistemas de coordenadas de refeência – Análise vetorial e matricial Módulo III (2h) – Aquisição de informação geoespacial – Integração de dados abertos – Plataformas de informação geoespacial integradas com o QGIS – Digitalização de geometrias e edição de atributos Módulo IV (2h) – Design cartográfico com o QGIS – Composição de um mapa – Simologia e etiquetagem – Produção e publicação de informação geoespacial
Observações
Ação de formação totalmente constituída por sessões assíncronas e outro material para autoestudo. Cada formando pode gerir o seu tempo de autoestudo.
Brevemente
Dúvidas?
Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt