SESSÃO TÉCNICA: BIM E A DIGITALIZAÇÃO

Sinopse
Organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, decorre no próximo dia 9 de dezembro a sessão técnica “BIM e a digitalização da segurança na construção” no âmbito do Ciclo de Sessões Técnicas para engenheiros civis.
Formador/a
Convidados Francisco Reis, engenheiro civil, especializado em Estruturas, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com um MBA Internacional, com especialização em Finanças, pela Católica Porto Business School e ESADE – Barcelona. Foi responsável pelo Departamento de Projetos da Efacec, Engenharia e Sistemas até 2006, onde assumiu o cargo de de coordenador e desenvolveu todos os projetos nacionais e internacionais de tratamento de água durante 10 anos, contando no seu currículo com mais de 250 projetos. Durante esse período, foi responsável pela implementação do BIM, aprimorando essa metodologia nas áreas de Projeto, Comercialização e Operações. Atualmente é Sócio-Gerente da BIMMS, cuja atividade é a Implementação, Gestão, Coordenação e Modelação de Projetos em BIM, nacional e internacionalmente. Ainda no seu currículo, constam participações em Projetos de Construção de Museus, Edifícios Habitacionais, Escolas, Hotéis, Centros Comerciais e Infra-estruturas. É sócio-gerente da Elemento Finito, Lda, uma empresa dedicada ao desenvolvimento do Projeto de Construção Hidráulica, Infraestrutura e Tratamento de Água. É um membro sénior da Ordem dos Engenheiros. É formador do Curso BIM, professor convidado no mestrado Internacional BIM A+ e orador convidado em várias conferências, nacionais e internacionais, relacionadas com a Metodologia BIM. Manuel Tender, doutorado e Pós-Doc (em curso) em Engenharia Civil (EEUM). Pós-Graduação em Engenharia de Segurança (ISQ), Especialização em Gestão e Coordenação de Segurança (Universidade Aveiro). Tendo iniciado as suas funções como Fiscal de Obra e posteriormente Diretor de Obra, tem vindo a desenvolver funções como Coordenador / Gestor de Segurança há 20 anos. Atualmente é Professor Adjunto no ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto e no ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. É Diretor Técnico e Científico do Projeto I&D BIMSafety. Membro sénior e Especialista (Segurança no Trabalho da Construção) da Ordem dos Engenheiros. Coordenador do Grupo de Trabalho “Segurança e Saúde” da Comissão Técnica 197 (BIM). Tem publicado diversos artigos técnico-científicos e é orador convidado em várias conferências nacionais e internacionais.
Conteúdos programáticos
A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação tem vindo a ganhar cada mais relevo no setor da construção. O Building Information Modelling (BIM) é uma metodologia colaborativa que permite, através de um modelo digital, construir e gerir virtualmente um projeto durante todo o seu ciclo de vida. Esta abordagem é já uma realidade a nível internacional possuindo caráter de obrigatoriedade em alguns países. A utilização do BIM na área de prevenção de riscos profissionais é ainda um desafio, sendo que as potencialidades do BIM nesta área ainda não são totalmente conhecidas. A sessão temática iniciará com uma abordagem á metodologia BIM para de seguida se abordar, através de casos práticos internacionais, a aplicabilidade do BIM às diversas áreas da prevenção de riscos bem como a normalização aplicável.
2020-12-09
17h30m
Dúvidas?
Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt