SESSÃO TÉCNICA: AVALIAÇÃO SÍSMICA

Sinopse
O Colégio de Engenharia Civil – Norte continua com o Ciclo de sessões técnicas para engenheiros civis e, desta vez, o tema abordado será a “Avaliação Sísmica de Edifícios Existentes de Alvenaria – programa 3Muri”, que decorre a 2 de dezembro.
Formador/a
Convidadas Rita Bento é Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e betão armado. É Directora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). Rita Bento é membro da Comissão Executiva da European Association For Earthquake Engineering (EAEE). É Editora Associada da revista científica “Bulletin of Earthquake Engineering”, publicação oficial da EAEE, e coordenadora do grupo de trabalho 12 (WG12 – Continuing Education and Professional Development) da EAEE. É Examinadora Externa do Mestrado de Engenharia de Estruturas (External examiner MSc cluster in structural engineering: earthquake, steel, concrete, general) no Imperial College, Londres. Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado, alvenaria e metálicas. É co-autora de mais de 200 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências. Ana Simões é Doutorada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) na área da avaliação sísmica de edifícios de alvenaria. É co-autora de mais de 20 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências. Desenvolve atividade de investigação no CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability e exerce atividade de projeto na Barraferros, Lda. Rita Bento e Ana Simões assumem a representação do programa 3Muri da S.T.A. DATA em Portugal
Conteúdos programáticos
A palestra terá enfoque na avaliação sísmica de edifícios existentes de alvenaria, tendo em conta o novo contexto regulamentar (Decreto-Lei n.º 95/2019, Despacho Normativo n.º 21/2019 e Portaria n.º 302/2019), e abordará os seguintes domínios: – Avaliação sísmica global de edifícios antigos de alvenaria, com recurso à modelação por macro-elementos (método do pórtico equivalente) e a análises estáticas não lineares para a avaliação do desempenho global; – Avaliação do desempenho local, incluindo a definição local dos mecanismos de colapso para fora do plano, com recurso à modelação por macro-bloco e análises cinemáticas não-lineares; – Apresentação de casos de estudo, nomeadamente edifícios habitacionais de vários pisos e edifícios patrimoniais; – Apresentação das potencialidades do programa 3Muri para a avaliação e reforço sísmico de edifícios com estrutura de alvenaria e mistos alvenaria-betão armado através de análises estáticas não lineares.
2020-12-02
17h30m
Dúvidas?
Partilhe a engenharia que há em tudo o que há
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Poderá gostar também...

Acompanhe as nossas notícias em HáEngenharia.pt