Traçado de via-férrea

Sinopse
A presente ação de formação foca-se nas caraterísticas e particularidades do desenho de um traçado de via-férrea e dos seus elementos.
Destinatários
Membros e não membros; Engenheiros Civis, profissionais Pessoas interessadas na temática ferroviária.
Formador/a
Alberto Manuel Feio Vasques de Sousa Aroso Após uma breve passagem pela JAE Construção SA, onde desenvolvi atividades no âmbito de fiscalização de obras rodoviárias, transitei para a REFER, onde tive a oportunidade de trabalhar na manutenção, coordenação de obras de modernização e, mais recentemente, na área de Planeamento Estratégico onde participo na leaboração de estudos e análises preliminares de soluções técnicas e investimentos em infraestruturas ferroviárias. Em Junho de 2013 obtive a especialidade em Transportes e Vias de Comunicação na Ordem dos Engenheiros.   2016 – Cost-Benefit Analysis of EU-Financed Projects – Advanced Course – EIPA – European Institute of Public Administration – Barcelona 2011 – Pós-Graduação em Enologia – Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica 2008 – MBA em Finanças – Faculdade de Economia da Universidade do Porto 2004 – Mestrado em Vias de Comunicação – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 1998 – Licenciatura em Engenharia Civil – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto   Elsa Maria da Costa Claro Com formação na Licenciatura em Geologia Aplicada e do Ambiente, pela Faculdade de Ciências de Lisboa concluída em 1995, em 1999 fui estagiar para o Departamento de Geotecnia da Engenharia da REFER onde fiquei até 2009, tendo depois transitado para os Materiais de Via. Complementarmente à minha formação base fiz a Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade pelo ISQ em 2004/2005, o que me levou após 12 anos na área de Engenharia a passar por áreas de Manutenção e Segurança ferroviária onde implementei o Sistema de Gestão de manutenção de Veículos ferroviários, certificado em 2014, atualizei o Sistema de Gestão de Segurança e desenvolvi o Sistema de Gestão de avaliações independentes de Segurança, em fase de acreditação. Durante 10 anos representei a Refer em grupos de trabalho de Normalização no setor dos Agregados e em grupos de investigação como o de Valorização de resíduos em Obras Geotecnicas do LNEC. Das formações mais relevantes saliento a Fundação de via férrea para comboios de alta velocidade em 1999 no Fundec ministrada por técnica da SNCF, Homologación Especialista en Control calidad Balastro em 2013 Colégio Oficial de Geólogos, Gestão do Risco e Gestão de ativos em 2018 pela Universidade do Minho.
Conteúdos programáticos
1ª Parte (2h) – Noções básicas de via-férrea: infraestrutura e superestrutura de via, elementos caraterísticos da via-férrea e materiais de via, desde o tipo de travessas, carril, fixações, atravessamentos de nível, entre outros. 2ª Parte (4h) – Infraestrutura de via: Conceitos e dimensionamento de uma infraestrutura ferroviária, incluindo as respetivas camadas, caracterização geotécnica da fundação da via, principais caraterísticas técnicas do balastro e breves noções noção sobre os materiais aplicáveis nas diferentes camadas. 3ª Parte (4h) – Projeto de via-férrea: Especificações Técnicas de Infraestrutura, parâmetros de traçado e geometria de via, caraterísticas e desenho do perfil longitudinal, plano de assentamento de via, e interligação dos projetos de via com as restantes especialidades. 4ª Parte (2h) – Aparelhos de via: tipos de aparelhos de via e partes constituintes, incluindo peças nobres, e breves conceitos do desenho de aparelhos de mudança de via.
Observações
Idioma: Português Carga horária em sessões assíncronas: 4h Carga horária em sessões síncronas: 12h Datas e horários das sessões síncronas: Das 18h às 20h, dias 30/11, 02/12, 07/12, 09/12, 14/12 e 16/12/2021. Data Avaliação: 17/12/2021 (18h às 21h)
2021-11-30
18h – 21h

Preço membro

€ 40

Preço não membro

€ 200

Membro Estudante

€ 20
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